terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Perdão: O Novo Sinônimo da Paz

                                                               
               

            Autor: Antoni BigCuore*

            Data:  02.01.2006,2ª.feira, às 8,05hrs.(alt.23.12.2014)

      
                            Ano Novo, perdão novo? Sim, é isto que Deus quer de nós!. Ele espera a conversão de nossos corações e isto, implica, necessariamente, numa boa dose em nossa capacidade de perdoar. Sentimos, pelo trabalho de aconselhamento e evangelização que fizemos em grupos de oração da R.C.C., que  um dos maiores problemas das pessoas, consiste na  incapacidade para perdoar. Diz o Poeta Edgard Alan Poe: “Errar é humano; perdoar é Divino”.

                            Irmãos e irmãs, vamos nos espelhar no “Príncipe da Paz”, que é o Menino Jesus. “O Papa Emérito Bento XVI, recordando o antecessor e amigo da juventude, disse: “Caros jovens, a felicidade que vocês buscam, a felicidade que vocês têm direito de saborear tem um nome, um rosto: Jesus Cristo, escondido na Eucaristia. Somente Ele dá a plenitude à humanidade!”. (cf.liturgia diária janeiro /06, pg.16)

                            Vivemos numa era que poderíamos chamar de “idolatria do consumismo”. A sociedade dos homens, na ânsia desenfreada pelo lucro, através dos meios de comunicação de massa,  incute nas pessoas, a idéia de que o valor de uma pessoa está na sua capacidade de consumir objetos ou coisas materiais.( eu consumo, logo eu existo.Essa é a lógica da economia capitalista!)

            Alguém objetaria: mas o ser humano precisa sobreviver! Claro que precisa, diríamos. Só que sejamos sábios e sensatos em evitar os extremos. O que Deus pede de nós é que sejamos justos. Os mais fortes não pisem nos mais fracos. Usem da misericórdia com os mais fracos; partilhem o pão nosso de cada dia, para aqueles que não têm nada. Deus nos deixou os bens para sermos felizes; e a felicidade consiste na PARTILHA destes bens, mormente com os mais fracos.

                            Voltando ao perdão. Diz o Livro do Eclesiástico, capítulo 28: “Quem se vinga sofrerá a vingança do Senhor, que severamente lhe pedirá contas de seus pecados. Perdoe a injustiça que o seu próximo cometeu e, quando você pedir, Deus também perdoará os pecados que você tiver cometido. Se um homem guarda rancor contra outro, como poderá pedir que Deus o cure? Se não usa da misericórdia para com o seu semelhante, como se atreve a pedir perdão de seus próprios pecados? Se ele, que é carne, guarda rancor, quem perdoará os seus pecados?”

                            O texto é claro irmãos e irmãs. Ninguém é santo! Santo somente Deus! Muita gente não perdoa porque tem a falsa idéia de que perdoar é PERDER alguma coisa. Pelo contrário, perdoar é GANHAR SEMPRE!, inclusive na saúde. Se a nossa capacidade de perdoar, anda meio fraca, então vamos ingerir a vitamina da eucaristia, da oração! Diante do Sacrário abramos nosso coração e pedimos a graça a Deus, de nos aumentar a capacidade de perdoar. Perdoar, sem dúvida alguma, é uma forma de nos humilhar perante Deus e os irmãos. Perdoar é sublime. É como o mel que corre dos favos. Só quem perdoa pode sentir a doçura que dele emana!.


                            Sendo assim, comecemos o ano novo com alma nova! Livre dos grilhões do ódio, das tristezas, das depressões, da falta de perdão. Agindo assim, com certeza, a UNÇÃO do Senhor irá recair sobre nossas cabeças e corações! Feliz Ano Novo a todos vocês!

             (*) autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Nenhum comentário:

Postar um comentário