sábado, 26 de maio de 2012

Pentecostes: Nasce a Igreja de Cristo


                                                  

Antoni BigCuore Casagrande*

(sp.sp.09.05.2008, às 9,40 hrs.) (alterado 26.05.2012)

Neste domingo, dia 27 de maio, comemoramos a festa de Pentecostes. Penta, cinqüenta dias, após a Páscoa. O dia praticamente “oficial”, da fundação de igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, igreja petrina.

0.1.          Igreja Guiada pelo Espírito Santo.

Assim reza o catecismo da igreja católica no cânone 767: “Terminada a obra que o Pai havia confiado ao Filho para realizar na terra, foi enviado o Espírito Santo no dia de Pentecostes para santificar a igreja permanentemente.” Foi então que a “igreja se manifestou publicamente diante da multidão e começou a difusão do Evangelho com a pregação”.

Por ser “convocação” de todos os homens para a salvação, a Igreja é, por sua própria natureza, missionária enviada por Cristo a todos os povos para fazer deles discípulos. Para realizar a missão, o Espírito Santo “dota e dirige a igreja mediante os diversos dons hierárquicos e carismáticos”.

Por isso, a Igreja enriquecida com os dons de seu Fundador e empenhando-se em observar fielmente seus preceitos de caridade, humildade e abnegação, recebeu a missão de anunciar o Reino de Cristo e de Deus e de estabelecê-lo em todos os povos; deste Reino ela constitui na terra o germe e o inicio”.

0.2.          Igreja Corpo Místico de Cristo.

Há muita confusão na cabeça do povo com relação ao conceito de igreja. O conceito mais bonito que acho, é do Corpo Místico de Cristo. A igreja enquanto corpo místico de Cristo, é incorruptível, infalível, perfeita em todos os aspectos!. Paulo em sua carta aos Coríntios 1, capítulo 12, ela compara a Igreja como um corpo humano, no qual Cristo é a cabeça. Cada membro tem uma função muito bem definida nessa igreja.

0.3.          Igreja Hierárquica

Os adversários da igreja a criticam por sua estrutura rígida. Mas, cá entre nós, se em toda organização existem falhas, imaginem vocês se não houvesse a hierarquia?
Papa, bispos e padres, todos irmanados num só ideal: o Ideal de Jesus Cristo, o ideal do Reino de Deus! O ideal da evangelização como preconizou Jesus.

0.4.          Igreja Visível.

Igreja, não a de tijolos e barro, mas o conjunto das pessoas. O povo de Deus em peregrinação nesta terra. Esta é a igreja visível. Igreja em caminhada rumo ao céu!

Conclusão: o mais importante de tudo, é seguirmos, no dia a dia, os passos de Jesus e seus mandamentos. Tudo o que ele deixou, se resume no AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, COMO EU VOS AMEI!. Esta é a maior Lei. Ela resume todo o amor verdadeiro de Deus por nós, seus filhos.

Ler e meditar a Bíblia, sobretudo o Novo Testamento, constituído dos evangelhos, as cartas apostólicas e o apocalipse.
E, o mais difícil, colocar tudo isto na prática. É difícil, mas não impossível!. Comece devagar, fixando pequenas metas, e com o tempo, vá aumentando-a até atingir o ponto ideal.

E, sobretudo, a VIVÊNCIA SACRAMENTAL. Os sacramentos são o alicerce da igreja de Cristo!. Sobretudo, a confissão (reconciliação) e a santa eucaristia.
Diz o mestre: “EU SOU O PAO VIVO DESCIDO DO CEU. QUEM COMER DESTE PÃO VIVERÁ ETERNAMENTE.”
É o que eu tinha a lhes oferecer para a reflexão.

Um Santo Domingo a todos(as) e que o Espírito Santo de Deus, lhes mande dos céus sempre, em profusão, as suas benesses, protegendo-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.Amém!!!
Antoni BigCuore* Autor é escritor em sp.sp. Acesse seu link evangelizador na net – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu lin: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Nenhum comentário:

Postar um comentário