segunda-feira, 12 de outubro de 2020

NOSSA MÃE MORENA: N.SA. DA APARECIDA

                                                                     


Antoni BigCuore Casagrande*

Editado: 12/12/2020, 2ª feira, às 11:14 horas

Local: SP.,SP.

 

Hoje, dia de Nossa Senhora da Aparecida, Padroeira do Brasil, brindo a meus leitores(as)com o texto abaixo, que não é de minha autoria, mas julgo de muito interesse para os cristãos católicos e pessoas de boa vontade. Partilho com vocês! Em Aparecida, Estado de São Paulo, fica o MAIOR SANTUÁRIO MARIANO DO MUNDO!!!

_____________________________________________________________

 

Nossa Senhora de Aparecida[1]

 

 

No Brasil, estado de São Paulo, encontra-se a cidade de Aparecida do Norte. Ela é, sobretudo, conhecida como o principal santuário mariano nacional para onde convergem peregrinos provenientes de todo o país, rumo à Basílica da Virgem Imaculada, Nossa Senhora de Aparecida, santa Padroeira do Brasil.

 

Por quê o nome de Nossa Senhora “Aparecida” para a Imaculada Conceição?

 

Tudo começou no século XVIII, quando alguns pescadores, habituados a lançar as suas redes no rio Paraíba, perto de São Paulo, certo dia do ano de 1717, apanham uma estátua sem cabeça no meio da sua pescaria... Ao lançarem novamente as redes, retiram a cabeça da estátua: pareceu então que se tratava de uma Virgem Negra... Diz a lenda que quando os pescadores pescaram o corpo e depois a cabeça, a silhueta frágil da Virgem Aparecida se tornou extremamente pesada. Eles não conseguiram levá-la para lado nenhum.

 

Depois disso, na tradição religiosa brasileira, a Virgem Aparecida, sob o vocábulo da sua Imaculada Conceição, é a Santa Mãe, padroeira das mulheres grávidas e dos recém-nascidos, dos rios e do mar, do ouro, do mel, da beleza e da sedução. No decorrer dos anos a devoção à Virgem imaculada “aparecida”  tem vindo a aumentar e numerosas graças foram obtidas. Em 1737, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela para os fiéis.

 

Uma Basílica gigantesca para a Santa Padroeira do Brasil

 

Em 1834 deu-se início à construção de uma igreja maior, que veio a ser a "velha Basílica" quando, em 1955, se empreenderam os trabalhos da gigantesca "nova Basílica", por decreto do Vaticano, em 1884, por ocasião do primeiro cinqüentenário da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, Nossa Senhora de Aparecida foi coroada pelo arcebispo de São Paulo, em presença do Núncio Apostólico. No dia 16 de Julho de 1930, nova homenagem da nação a Nossa Senhora de Aparecida que foi então solenemente proclamada santa padroeira do Brasil, em presença de todas as autoridades civis e religiosas do país.Nesse dia, o Cardeal Leme, Arcebispo do Rio de Janeiro, pronunciou a consagração do Brasil à Santa Virgem Aparecida.

 

Entretanto, até por volta de 1950, Aparecida permanece uma modesta aldeola onde se instalaram os religiosos Redentoristas. Eles chegaram lá em 1893, vindos da Província de Munique na Alemanha e aceitaram a responsabilidade do santuário de Nossa Senhora de Aparecida, fazendo assim dele a primeira paróquia redentorista da América Latina. É nos meados do século XX, em 1955, que é construída a atual - e imensa - nova Basílica.

 

O segundo santuário Mariano mais freqüentado do mundo!

 

Gigantesca, Nossa Senhora de Aparecida o é, com efeito, com a sua torre de 100 metros de altura, a cúpula de 70 m, a nave em forma de cruz grega de 173 m de comprimento por 168 m de largura, perfazendo uma superfície total de 18 000 m quadrados! A sua capacidade permite acolher ... 45000 fiéis! Pelas suas proporções, Nossa Senhora de Aparecida é a segunda maior basílica do mundo, após a Basílica de São Pedro em Roma! Em 1980, O Papa João Paulo II concedeu-lhe o título de "Basílica menor".Tendo-se tornado na Santa Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida é entre outras coisas o lugar de peregrinação dos trabalhadores que se realiza todos os anos no dia 7 de Setembro, dia da festa nacional.

 

Nossa Senhora de Aparecida é também o segundo santuário Mariano mais visitado do mundo!

 

 

 

 

Dia da Criança

 

 

O dia 12 de outubro é uma data criada pelos comerciantes brasileiros para incentivar a venda de produtos infantis. Mas, segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, o dia certo de comemorar o dia da criança é o dia 20 de novembro. É nesse dia que se comemora a assinatura da Declaração dos Direitos da Criança.

 

Segundo a declaração, toda criança deve ser respeitada independente de sua raça, credo, cor ou sexo e tem direito à educação, cuidados médicos, ao lazer e proteção contra a exploração.

 

Infelizmente, os direitos das crianças são desrespeitados em todo o mundo. É comum vermos nos noticiários crianças trabalhando em regime escravo ou por salários precários. Crianças que moram na rua, que se prostituem e que não freqüentam a escola são peças comuns no dia-a-dia de qualquer grande cidade. Subnutrição e aids estão se tornando problemas comuns às crianças de todo o mundo.

 

Alguns países comemoram o dia das crianças em outras datas e com outros costumes. Em Portugal e Moçambique, as crianças são homenageadas no dia 1o. de junho. Na Índia, a data é comemorada no dia 15 de novembro. No Japão, os meninos comemoram o dia da criança no dia 5 de maio com a exposição de bonecos que lembram samurais e as meninas no dia 3 de março, com exposição de bonecas “Hina Matsuri”, que representam a antiga corte imperial. Fonte: Câmara dos Deputados – CEDI

 

Dia do Descobrimento da América

Em 12 de outubro de 1492, o navegador Cristóvão Colombo descobre a América, a terra nova. Ele avista Guanaani e nela se aporta (San Salvador, nas Pequenas Antilhas), sem ter noção da grande descoberta. Pensa ter chegado mais ao norte das Índias.

 

Mas trata-se ainda de sua primeira viagem. A primeira das outras quatro que faria ao continente americano. Só depois, nas viagens de 1493, 1498 e 1502 é que o navegador genovês reconhece a originalidade da ilhas do Caribe. Essa "América" que Colombo imagina ser o paraíso terrestre.

Com essa descoberta, Colombo marca um tempo novo. Um tempo que mudou de forma significativa e irreversível a face do mundo: as relações políticas, econômicas e sociais entre os povos do ocidente.

 

Uma vez descoberta, a América foi colonizada principalmente por quatro povos - espanhol, português, inglês e francês. De acordo com o tipo de interesse do colonizador em determinada região do continente, ocorreram formas de colonizar diferenciadas, na verdade duas: colonização de povoamento e de exploração.

 

Nas colônias de povoamento, as características básicas foram: pequena propriedade, policultura e mão-de-obra familiar, visando ao mercado interno (a parte norte dos Estados Unidos foi um exemplo desse tipo de colônia). Já na de exploração, predominou a grande propriedade, a monocultura e o trabalho escravo, de olho no mercado europeu (a exemplo do que ocorreu no Brasil e em praticamente toda América Latina).

 

Fonte: MUNDO CATÓLICO.

(*) Antoni BigCuore é Amigo do Bem,  escritor, cantor em SP.SP. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZILhttp://antonibigcuore.blogspot.com e seu link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (foco: autoconhecimento, espiritualidade, vida saudável e equilíbrio homeostático)

(texto digitalizado em sp.sp, 10.10.2009, sábado, às 12,52 hrs.)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário