quarta-feira, 11 de setembro de 2019

PERDÃO: SÓ O AMOR SUPERA A DOR!

                                           

Antoni BigCuore Casagrande*
Data: 11/09/2019, 4ª feira, às 10:03 horas
Local: São Paulo, S.P.,Brasil
__________________________________________________
O maior problema do ser humano, é perdoar as ofensas que lhe fizeram durante a vida. Tem pessoas de coração de pedra e não fazem a mínima idéia do prejuízo que tal emoção recalcada no subconsciente faz à sua saúde física e emocional.

Vejamos o que o Mestre Jesus, segundo o Evangelhista Mateus, no capitulo 18, versículos 21 a 22: “Pedro aproximou-se de Jesus, e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?.  Jesus respondeu: “Não lhe digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete”.  ( 1 )

À guisa de ilustração, mencionamos que para o povo judeu, o número 7 é emblemático, significando a PERFEIÇÃO, A PLENITUDE!!! Então 70 x 7, na aritmética ocidental é 490. Mas, para Jesus, significa que DEVEMOS PERDOAR SEMPRE, pois a vingança provem do maligno!.

Ainda no mesmo Evangelho, mas no Capítulo 6, versículos 14 a 15, diz: “De fato, se vocês PERDOAREM aos homens os males que eles fizeram, o Pai de vocês que está no céu também perdoará a vocês. Mas, se vocês NÃO PERDOAREM aos homens, o Pai de vocês também NÃO PERDOARÁ os males que vocês tiverem feito”. ( 2 )

Só o perdão supera a dor!. A falta de perdão acarreta uma gama de malefícios à saúde da pessoa, não só no plano físico como, principalmente, no campo emocional.

A raiva, a mágoa, o ressentimento, o ódio, provocam um DESEQUILIBRIO nos neurotransmissores do cérebro, gerando uma serie de transtornos em todo o corpo. Gera um desequilíbrio na SINAPSE que é a função transmissora das mensagens que o cérebro recebe e comunica a todos os neurônios.

Os principais neurotransmissores, segundo o Dr. Lair Ribeiro, são: a Serotonina, a Dopamina, Acetilcolina e o GABA. São os hormônios do bem estar e do relaxamento. Quando na pessoa estes neurotransmissores estão em HOMEOSTASE, ela sente um grande bem estar que eu chamo de HOMEOSTASE DA PERSONALIDADE.

Os principais instrumentos para atingir este equilíbrio são: exercícios físicos constantes, alimentação funcional e balanceada e a espiritualidade.

Reputo a espiritualidade a mais importante de todas. Se você está em paz com Deus e com seu próximo, você sente profundamente em paz e, consequentemente, em “EQUILIBRIO HOMEOSTÁTICO”. (vide meus artigos no Recanto das Letras. www.reantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore, cujos títulos são Equilibrio HOmeostático da Personalidade, Personalidade Homeostática e Saúde Integral. Estes três textos lhe fornecerão valiosos subsídios para você melhorar o seu bem estar.
Pense nisso e seja feliz! Deus ama Você 70 x 7.!!!
________________________________________________
(*)autor é Amigo do Bem, Escritor e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
( 1 ) cf.Biblia Paulinas, edição pastoral, página 1.2640)
( 2 ) idem página 1.245)

_________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário