sábado, 14 de setembro de 2019

Agoísmo, Perdão e a Misericórdia de Deus.(Lc,15, 1-32)



Antoni BigCuore Casagrande*

Data: 31.03.2019,domingo, às 10:11 horas
Editado: 14.09.2019, sábado, às 15:43 horas
Local: São Paulo, SP., Brasil

                 EVANGELHO SEGUNDO LUCAS, 15, 1-32

“Todos os cobradores de impostos e pecadores se aproximavam de Jesus para o escutar. Mas, os fariseus e doutores da Lei criticavam Jesus, dizendo: “Esse homem acolhe pecadores, e come com eles”.( versículos: 1 e 2 ). ( 1 )

Os fariseus eram hipócritas professavam uma religião essencialmente RITUALISTA, sem a essência do amor de Deus.
Jesus, para quebrar os paradigmas, lhes conta três parábolas: uma da ovelha perdia, da moeda e outra do filho pródigo.

Qual pastor que, sabendo que está perdida uma ovelha no meio de cem, não deixa as noventa e nove ovelhas e vai em busca daquela que se perdeu?
E quando a encontra fica muito feliz, pois encontrou uma criatura de Deus que estava perdida!.

Jesus bate de frente contra a hipocrisia dos judeus que o criticavam por ser amigo de prostituta, amigo de cobradores de impostos e de ser comilão e beberrão. Argumento falso este dos fariseus. Pelo contrário, Jesus lhes mostra, com clareza,  toda a sua pedagogia aprendida de seu  Pai Celestial, qual seja, Ele ama a todos os seus filhos e toda a obra de sua Criação.

Jesus AMA a todos indistintamente, mas, por outro lado, tem um carinho todo especial para com os pobres e desvalidos da nossa sociedade. Porisso,  que converteu Maria Madalena; curou inúmeros doentes, etc. Enfim, realizou centenas de SINAIS para mostrar que Ele era verdadeiramente o Filho de Deus, cuja missão é demonstrar em ATITUDES CONCRETAS o seu AMOR INFINITAMENTE MISERICORDIOSO para com os pequenos e marginalizados. Jesus não faz acepção de pessoas! Para Ele todo ser humano merece ser ACOLHIDO com todo amor e dignidade!

Deus NUNCA desiste do ser humano!. Ele nos criou por amor e quer que sejamos salvos para adentrarmos definitivamente no seio de amor e misericórdia.
Os fariseus e Mestres da Lei, se apegam às 613 leis para impor a canga no pescoço dos pobres, mas eles mesmos, não cumpriam esses referidos preceitos da Lei de Moisés. Eles eram falsos discípulos de Deus Pai!. E, odiavam Jesus, pelos seus gestos de carinho, afeto e amor para com o pequeninos.

A parábola do FILHO PRÓDIGO, demonstra bem a infinita MISERICÓRDIA de Deus para com um pecador que se arrepende e volta correndo para os braços do Pai. O filho mais velho fica com raiva e inveja de seu irmão mais novo e discute com o Pai, porque este faz um banquete para receber o filho que voltava para os braços de seu pai, pois reconhece seu erro ao pedir toda a sua herança e gastá-la com prostitutas e orgias.

O filho pródigo, cai em si, e se arrepende de seu ato impensado e volta correndo para os braços do Pai, quando percebe a sua própria miséria.
Todo cristão tem um pouco a ver com esta estória. Todos nós pecamos quando nos distanciamos de Deus e caímos nas insídias do maligno.

Por isso que, nós cristãos católicos, devemos estar sempre em dia com a nossa vida SACRAMENTAL, sobretudo, a Confissão e Eucaristia, verdadeiros bálsamos para as feridas de nossos corações! Meditemos o Salmo 51 que faz parte da liturgia desse domingo.
__________________________________________________
SALMO 51(50)- “Tem piedade de mim, ó Deus, por teu amor! Por tua grande compaixão, apaga a minha culpa! Lava-me da minha injustiça e purifica o meu pecado!. Porque eu reconheço a minha culpa, e o meu pecado está sempre em minha frente; pequei contra Ti, somente contra Ti, praticando o que é mau  aos teus olhos”.( versículos de 1 a 6). ( 2 )

Que a graça de Deus faça sempre morada em nossos corações! Deus nos abençõe sempre e copiosamente!. Amém!
Um feliz e santo domingo a todos! Graça e Paz nos corações disponíveis!

(*)autor é Amigo do Bem e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).
(1) Bíblia Paulinas, edição pastoral, páginas 1.335/36
(2) Idem página 725.
(3) texto original, 10.09.2016. Alterado em 31.03.2019, domingo, às 10:11 hrs. Editado em 14.09.2019,sábado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário