domingo, 22 de setembro de 2019

Onde Está o Seu Coração: Em Deus ou No Dinheiro?

                                                      

Antoni BigCuore Casagrande*

Editado: 22.09.2019, domingo, às 10:43 horas
Local: São Paulo,SP.,Brasil

_____________________________________________________
             
EVANGELHO SEGUNDO LUCAS, 16,1-13 ou 10-13
_____________________________________________________


Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus Cristo, sendo rico, se fez pobre e por amor; para que sua pobreza nos, assim, enriquecesse (2Cor 8,9).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

16 1Jesus disse também a seus discípulos: "Havia um homem rico que tinha um administrador. Este lhe foi denunciado de ter dissipado os seus bens.
2Ele chamou o administrador e lhe disse: 'Que é que ouço dizer de ti? Presta contas da tua administração, pois já não poderás administrar meus bens'.
3O administrador refletiu então consigo: 'Que farei, visto que meu patrão me tira o emprego? Lavrar a terra? Não o posso. Mendigar? Tenho vergonha.
4Já sei o que fazer, para que haja quem me receba em sua casa, quando eu for despedido do emprego'.

5Chamou, pois, separadamente a cada um dos devedores de seu patrão e perguntou ao primeiro: 'Quanto deves a meu patrão?'
6Ele respondeu: 'Cem medidas de azeite'. Disse-lhe: 'Toma a tua conta, senta-te depressa e escreve: cinqüenta'.
7Depois perguntou ao outro: 'Tu, quanto deves?' Respondeu: 'Cem medidas de trigo'. Disse-lhe o administrador: 'Toma os teus papéis e escreve: oitenta'.
8E o proprietário admirou a astúcia do administrador, porque os filhos deste mundo são mais prudentes do que os filhos da luz no trato com seus semelhantes'.

9Eu vos digo: fazei-vos amigos com a riqueza injusta, para que, no dia em que ela vos faltar, eles vos recebam nos tabernáculos eternos.
10Aquele que é fiel nas coisas pequenas será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, sê-lo-á também nas grandes.
11Se, pois, não tiverdes sido fiéis nas riquezas injustas, quem vos confiará as verdadeiras?
12E se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que é vosso?
13Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro".
Palavra da Salvação.
__________________________________________________
REFLEXÃO A. BIGCUORE. À primeira vista, pode parecer que Jesus está enaltecendo a corrupção e a “esperteza” do administrador dos bens do Reino.
Um homem RICO contratou um administrador de seus bens e estava sendo acusado de esbanjá-los e por isso, seria demitido pelo Patrão.

Em assim sendo, ele ficou com medo de como encarar a sua sobrevivência. O administrador infiel pensou: “como vou fazer agora? Para cavar não tenho forças; mendigar tenho vergonha; já sei o que vou fazer quando sair.”

Convoca os devedores do Patrão e, “espertamente” começa a ROUBAR do patrão, favorecendo seus credores, na esperança de ganhar prestígio junto aos mesmos, e conseguir VANTAGENS com alguns deles.

Jesus “elogia” a “astúcia” e “esperteza” do mau administrador. JAMAIS, JESUS faz a apologia da desonestidade e falta de ética. Ele diz que os “FILHOS DA LUZ”, também devem ser espertos no sentido de contribuir para a construção do Reino de Deus!.

Diz o versículo 10: “Quem é fiel nas pequenas coisas, também é fiel nas grandes; e quem é injusto nas pequenas, também é injusto nas grandes. Por isso, se vocês não são fiéis no uso do dinheiro injusto, quem lhes confiará o verdadeiro bem?” ( 1 ). Cf. Bíblia Paulinas, edição pastoral, página  1.337).

Saber usar o dinheiro. Jesus CONDENA as pessoas que só pensam em acumular riquezas para si, em detrimento da partilha com os mais fragilizados da sociedade.

“As coisas da terra são passageiras, por isso não se deve apegar o coração a elas. Para o Evangelista Lucas, acumular riquezas é já um pecado, especialmente quando se convive com os pobres. Aquele que se agarra ao dinheiro acaba excluindo Deus, porque não se pode servir a esses dois senhores”. (cf. nota de rodapé, Bíblia Ave Maria, edição de estudos, página 1.655, São Paulo,Brasil).

Que venha sobre Você, sua família, seus amigos e parentes, a BENÇÃO do Deus, rico em Misericórdia, Ele que é Pai, Filho e Espírito Santo, amém!.

_________________________________________________
(*)autor é Amigo do Bem e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link literário: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
Texto original: 16.09.15, sextafeira, às 11.42 horas
__________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário