sábado, 18 de janeiro de 2020

"Eu vi...Este é o Filho de Deus". (Jo,1, 29-34)


                                                                   



Antoni BigCuore Casagrande*

Data: 18.01.2020, sábado, às 10:48 horas
Local: São Paulo,SP.,Brasil

Neste segundo domingo, do Tempo Comum, reflitamos sobre o Evangelho de João, em seu capítulo 1, versículos de 29-34.

João Batista, o último Profeta do Antigo Testamento, também chamado de precursor de Jesus, anuncia o Mestre, como “o Cordeiro de Deus” e vai anunciando o seu discipulado.
“Eu vi o Espírito descer do céu, como uma pomba, e pousar sobre ele. Eu também não o conhecia. Aquele que me enviou para batizar com água, foi ele quem me disse: “Aquele sobre quem você vir o Espirito descer e pousar, esse é quem batiza com o Espirito Santo.” 34.E eu vi, e dou testemunho de que ESTE É O FILHO DE DEUS”.( 1 )

João Batista, pregava e executava o batismo chamado de conversão. Assim, num ato de plena humildade, anunciava a vinda do Messias, Aquele que efetivamente realiza o “batismo no Espírito Santo”.

“Este é o Filho de Deus”, enfatiza ele. João Batista tinha plena convicção de que Jesus era verdadeiramente o Filho de Deus, anunciado pelos antigos profetas.
Jesus veio substituir o antigo cordeiro pascal dos judeus, por ele mesmo, tanto assim que ele “Cordeiro de Deus”, foi sacrificado na cruz, de onde nasceu a redenção de toda a humanidade.

João anuncia que Ele veio para libertar o povo de Israel das amarras da escravidão do pecado, das estruturas injustas, que provocam danos  aos pobres e desvalidos da sociedade de seu tempo. Veio libertar e curar ( a alma e o corpo) os pobres e sofredores de seu tempo.
As estruturas injustas reinantes em Israel, como tantas de nosso tempo, faziam estragos nas vidas, sobretudo, os pobres e desvalidos da sociedade.
Jesus é o “vinho novo”, Aquele que vem para curar, libertar e indicar o verdadeiro caminho da Salvação!

Reflitamos, um pouco, na importância de nosso Batismo, o qual representa um sinal sensível da graça de Deus em nós. Ele é, no meu entendimento, depois da Eucaristia, o sacramento mais importante.

 À guisa de ilustração, citamos as palavras do Pe. José Ribólla, C.SS.R:  “O latim “SACRAMENTUM” corresponde a “mysterium”, em grego. Mas no sentido de um amor tão grande que não podemos atingir totalmente. Tem o sentido de um plano amoroso de Deus. Etimologicamente, é um termo composto de duas palavras: “SACRA”, que quer dizer: coisas sagradas. A palavra “MENTUM” poderá ser uma flexão do verbo “MEMORARE”, lembrar. Assim, seria mais ou menos isso: lembrando coisas sagradas, lembrando o misterioso amor de Deus”.(2 )

 Portanto, é um sinal que nos leva ao ENCONTRO COM JESUS. Diga-se de passagem, que Jesus encarna o próprio sacramento.
No batismo, o Sacerdote está “in persona Christi”, ou seja, na pessoa de Cristo; ele “empresta” a Deus, as suas mãos, a sua voz e concretiza a presença do sagrado derramando, na cabeça da criança, um pouco de água, proferindo as palavras: “Eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
Em assim sendo, na pessoa do Batizado passa a morar a graça santificante e, também, os 7 dons do Espírito Santo, quais sejam: 1. Sabedoria; 2. Inteligência; 3. Conselho; 4. Fortaleza; 5. Ciência. 6. Piedade; 7. Temor de Deus.

Contrariamente, a que muitos católicos pensam, o batismo não é meramente um ritual. A pessoa do batizado passa a fazer parte da “Família de Deus” e, por consequência, participante do processo de redenção da sociedade de seu tempo. A redenção continua, com os novos cristãos que vão nascendo e assumindo o seu papel de discípulo de Jesus.

O discípulo é aquele que encarna os ensinamentos do Mestre e procura imitá-Lo.
Meu irmão e minha irmã em Cristo, tenham todos um feliz e santo domingo! Graça e paz em seus corações!
_____________________________________________________________________
( 1 ) Bíblia Paulinas, edição pastoral, página 1.354.
) 2 ) cf.Os Sacramentos Trocados em Miúdo. Ribólla,José, C.SS.R. Editora Santuário, 7ª edição, página 18, setembro de 1.989.
_____________________________________________________________________
(*) autor é escritor cristão católico e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e divulgue o seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Nenhum comentário:

Postar um comentário