sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Evangelho do Domingo Dia 16.11.2014

                                                       
   
Autor: Antoni BigCuore*
Data: 12.11.2014
Hora: 17,25 horas, 5ª feira.
Tema: EVANGELHO DE MATEUS, 25, 14 – 30
--------------------------------------------------------------------------------------
“Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos: 14“Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou.

16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles e lucrou outros cinco.
17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois.
18Mas aquele que havia recebido um só saiu, cavou um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu patrão.

19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados.
20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco, que lucrei’. 21O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’

22Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. 23O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’.

24Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso, fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’.
26O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e ceifo onde não semeei? 27Então, devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’.

28Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Aí haverá choro e ranger de dentes!’”.
__________________________________________________
REFLEXÃO DE A.BIGCUORE: Lindíssima essa parábola do Evangelho de São Mateus, em que Jesus ensina a seus discípulos a importância de se fazer BOM USO DOS TALENTOS QUE DEUS NOS DÁ.
Deus, em sua infinita sabedoria, deu talentos de modos diversos para todas as pessoas. A uns deu cinco(5), a outros (2) dois e a outros (1) um talento.
Aqueles empregados que receberam cinco e dois talentos, foram logo multiplicando-os pelo dobro.  E aquele que recebeu um, ficou com medo e enterrou o talento e não o multiplicou.
                 
Assim se pode entender essa parábola: todos somos filhos do mesmo Deus, mas, somos pessoas possuidoras de talentos diferentes, de acordo com suas capacidades.
Jesus fala aqui no sentido essencialmente ESPIRITUAL, assim entendemos pelo menos;  mas, envolve também, o nosso desenvolvimento intelectual e social.

Todos nós cristãos somos responsáveis pelo desenvolvimento do REINO DE DEUS!. Ninguém é inútil, a não ser aquele que recebeu um talento e sufocou esse talento dentro de si e, consequentemente, não produziu frutos.
Somos vocacionados à santidade!. Deus deu para cada ser humano, uma missão nessa terra que deve ser cumprida. Entretanto, muito passam pela terra de maneira a ignorar os ensinamentos de Deus. Levam uma vida inútil, preocupada APENAS com os bens materiais e símbolos de “status” e se esquecem do essencial que é o AMOR!.( daí tanta corrupção, violência e injustiças sociais gritantes!!!).

Deus quer que amemos a natureza e tudo que Ele criou. Quer que vivamos esse amor de maneira plena, qual seja, com a profundidade que ele merece.

VER, JULGAR E AGIR – PARA REFLETIR EM GRUPO:
0.1.         Voce participa de alguma pastoral em sua Paróquia?
0.2.         Voce, enfim, faz algum trabalho voluntário em sua Paróquia? Tais como: pastoral da saúde, pastoral do dízimo, legião de Maria etc?
0.3.         De que forma você usa o seu talento? Fá-lo multiplicar ou enterra-o?

Tenham todos um santo e feliz domingo com as BENÇÃOS torrenciais que vem dos céus!. Em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo,amém!.


(*)Antoni BigCuore é escritor cristão e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Membro da pastoral da saúde do Santuário N.Sa. Salette, em São Paulo, S.P. Acesse seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Nenhum comentário:

Postar um comentário