terça-feira, 16 de outubro de 2012

Espiritualidade Homeostática


                                                       

Antoni BigCuore Casagrande*


(sp.sp. 28.09.2012, 6ª feira,às 18,09 hrs.)


A palavra homeostase é um termo que, na biologia, significa o equilíbrio de todo e quaisquer seres vivos.
Há algum tempo atrás, estava escrevendo sobre o estresse e li uma reportagem de um professor dos Estados Unidos (não me lembro o nome agora), publicada no Jornal O Estado de São Paulo, quando me deparei com este termo. Dizia o professor que o estresse quebra a “homeostase do organismo”, ou seja, ela quebra a harmonia de todo e quaisquer organismos vivos.
Exemplo, bem simples: uma simples gripe quebra a homeostase do organismo, baixando o sistema imunológico.

Em decorrência disto, adaptei o termo para desenvolver a minha tese do que chamo de “Equilíbrio Homeostático da Personalidade”.
Entendo que o ser humano, desde os tempos remotos da medicina chinesa, eles consideravam o ser humano como um TODO INTEGRAL composto de Espírito, Mente e Corpo. (razão, corpo e emoção).

Nenhuma parte pode ser dissociada do todo sem prejuízo do corpo de toda a personalidade humana. Entendemos que para ser feliz o ser humano precisa DESENVOLVER HARMONIOSAMENTE os fatores: espiritual, físico e emocional, para encontrar em si mesmo a felicidade. Não existem caminhos para a felicidade. A felicidade é “O” caminho! Já disse um filósofo famoso. E ela se encontra e se constrói dentro de nosso mundo interior.

Em minha modesta opinião, a Espiritualidade é vital nessa tese. É o fator preponderante. É claro que o físico e o emocional são importantes. Mas o espiritual é fundamental, pois ele traz em seu bojo a harmonização dos demais fatores.

Segundo o Pequeno Dicionário de Buarque de Hollanda, (1) 8ª edição,setembro de 2010, Editora Positivo, página 312, edição, espiritualidade é conceituado como:

 “Espiritualidade  s.f. 1. Qualidade ou caráter espiritual. 2. O progresso metódico dos valores espirituais.”

“Espirito(lat. Spiritu). SM. 1. A parte imaterial do ser humano; alma. 2. Entidade sobrenatural ou imaginária, como os anjos, o diabo, os duendes. 3.Inteligência. 4. V. humor(3). 5. Pensamento, idéia. 6. Líquido obtido pela destilação do álcool.”

“Espiritual (lat. Espirituale. Adj2g. Relativo ao espírito.”

Sob o ponto de vista cristão católico, conceituo a espiritualidade como a condição de “viver pelo espírito”. É deixar-se conduzir pelo Espírito Santo de Deus. Como diz o conceito “progresso metódico dos valores espirituais”. Entendo aqui os valores espirituais como sendo: amor, paz, fé, esperança, caridade, ALEGRIA, solidariedade, partilha, carinho, afeto etc. etc.

Há que se ressaltar que existem  várias espiritualidade: a cristã evangélica, a cristã católica, a espiritualidade budista, a espiritualidade kardecista, a espiritualidade islâmica etc.

Cada ser humano deve praticar a espiritualidade com a qual  se identifica. O importante é fazê-lo de maneira autêntica e saber que ela é vital para o equilíbrio homeostático do ser humano. Ela  nos torna mais equilibrados, sensíveis, mais gentis, mais amigáveis, mais respeitosos com os nossos semelhantes. Torna-nos verdadeiros cidadãos!

No Evangelho de João, capitulo 16, versículos 12 a 15, diz Jesus: “Ainda tenho muitas coisas para dizer, mas agora vocês capazes de suportar. Quando vier o ESPIRITO DA VERDADE, ele encaminhará vocês para toda a verdade, porque o Espírito não falará em seu próprio nome, mas dirá o que escutou e anunciará para vocês as coisas que vão acontecer.

“O Espírito da Verdade manifestará a minha glória, porque ele vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês. Tudo o que pertence ao Pai, é meu também. Por isso é que eu disse: o Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês.” ( cf. Bíblia Paulinas, edição Pastoral, 1989, pg. 1.378). (grifos meus).

Alguém poderia indagar, mas quem é o Espírito Santo? Ora, para o cristão Deus é uma Comunidade Trinitária de Amor: Deus Pai, Criador; Deus Filho Jesus Cristo, Redentor e Deus Espírito Santo Santificador. Isto é uma verdade de fé para os cristãos católicos.

Com a missão de Jesus cumprida aqui na terra, Ele nos prometeu enviar o Espírito Santo para que os discípulos continuassem a sua obra de disseminar o Reino de Deus por todo o mundo. E fez isto, em Pentecostes, quando os discípulos começaram a falar em línguas estranhas e Jesus volta para o Pai, conforme já estava previsto pelos profetas. A partir daí nasce efetivamente a Igreja de Jesus!.

Todo batizado recebe os DONS DO ESPÍRITO SANTO. O que é isto? São dons dados por Deus para que os cristãos, doravante sem a presença física de Jesus, encontrassem forças para continuar as suas missões nesta terra, sempre com alegria e esperança em seus corações. E isto foi feito.

Os dos do Espírito Santo são sete (7):
01.  Dom de Sabedoria
02.  Dom de Inteligência
03.  Dom do Espírito de Conselho
04.  Dom do Espírito de Fortaleza
05.  Dom do Espírito de Ciência
06.  Dom do Espírito de Piedade
07.  Dom do Santo Temor(respeito) a Deus.

Em que consiste, então, a Espiritualidade Homeostática?

É tudo isto que foi descrito acima, dando ênfase nos dons do Espírito Santo de Deus a fim de se atingir o estado de “ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL”.
Aqui a palavra iluminação é no sentido cristão da palavra e não no sentido “espiritualista”.

Diz o teólogo Edmundo de Lima Calvo, em seu livro, “O Trilho”: “O ser de cada vivente do Universo se encontra no profundo reflexo da luz divina. A iluminação da pessoa humana acontece quando as trevas (trevas é diferente de um local escuro) são irradiadas pela irradiação cósmica de nosso Deus”. O kosmo é um perfume que nos deixa mais amáveis, saudáveis, agradáveis, conectados com a vida do outro ser vivo. Um ser perfumado atrai o outro para junto de si.” (cf. pg.28, O Trilho, Editora Orecado Ltda., 2004).

A espiritualidade homeostática é um longo processo. Exige treinamento, alimentação balanceada (pois esta influi sobremaneira na qualidade dos pensamentos, sentimentos e emoções).
É o estágio que, consciente ou inconscientemente todo ser humano está a procura!.
Entendemos que, quando a maioria da população mundial, SE CONSCIENTIZAR dessa realidade, estaremos formando uma nova civilização, a civilização do AMOR ÚNICO E VERDADEIRO que Deus criou!
Vale a pena começar esse processo, pois a colheita será gratificante!

(*)autor é Escritor, filósofo, em São Paulo. Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore





Nenhum comentário:

Postar um comentário