segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Meio Ambiente: Enchente e Corrupção.!!!


                                                                       


Antoni  BigCuore*

Data: 10.02.2020, 2afeira,às 14:12 horas

Local: São Paulo,SP.,Brasil

Moro em São Paulo, desde 1965.  Diga-se de passagem, para ser mais preciso, desembarquei na Estação Júlio Prestes, vindo de trem de minha cidade natal, Ourinhos,SP.

Era dia 04 de janeiro de 1965. Chovia a cântaros. Morava numa travessa da Rua do Gasômetro, rua Mons.de Andrade, e cansei de ver enchentes avassaladoras, desde então!!!( eu mesmo andei com agua pelo peito até chegar à minha casa).

Políticos irresponsáveis sempre existiram. Porisso, que o nosso País os problemas são empurrados “com a barriga”, como se diz na gíria. Não existe vontade política (com honrosas exceções) para se resolver os problemas da comunidade.

Em 2.009 estive em viagem à Itália, por quinze dias, e na cidade de Ábano, notei uma coisa simples mas que funciona. Ao redor de cada árvore pública (nas calçadas), tem um retângulo de mais ou menos 2 metros de cumprimento por 0,5 ou 0,75 mts. De largura no “pé” da árvore. Sabe para que? Naquele espaço a Prefeitura planta grama (para evitar lama) e quando chove a água penetra no solo.

Uma coisa bem simples, mas que funciona!. Vocês já imaginaram, se na cidade de São Paulo, todas as árvores das calçadas tivessem este pequeno retângulo plantado grama, onde as águas das chuvas pudessem penetrar?

Estou convencido de que, uma grande parte da solução para as enchentes, estaria resolvida. Uma coisa bem simples, mas que, infelizmente, nossos “administradores”, NÃO pensam ou não interessa tal solução, pois o que eles fariam com o asfalto?

A cidade de São Paulo, onde vivo desde janeiro de 1965, está quase que totalmente IMPERMEABILIZADA! Tudo asfaltado, cimentado etc. O que acontece? Quando caem as chuvas que nem a dessa madrugada, a cidade para quase que completamente!!!

Quando o Hadd era prefeito, chegou ao cúmulo, aqui na avenida Eng.Caetano Álvares, no bairro do mandaqui, a DIMINUIR o canteiro central, onde as pessoas costumam fazer suas caminhas ( inclusive eu) ampliando a faixa cimentada e diminuindo a porção de terra que absorve as aguas das chuvas!!!

Incrível a burrice ou interesse econômico de seu partido?. Não sei a motivação. O que sei é de tal medida é de uma burrice TOTAL!!!
Infelizmente, as forças corruptas deste País, continuam mais VIVAS do que nunca!. A sociedade que sofre todo o prejuízo!!!
Até quando a nossa paciência aguenta, Catalina???

(algumas empresas conscientes e preocupadas com o meio ambiente estão fazendo o que relatei acima. Na própria avenida Eng.Caetano Alvares, eu notei uma que constava na fachada do edifício, uma bom espaço entre as árvores para a absorção da água. Imagine se fosse adotado em toda a cidade de São Paulo, mediante lei municipal, tal providência? . Poder-se-ia pensar nisso!. Com a palavra os nossos “valorosos” vereadores!!!)


Um comentário:

  1. Concordo! Somos tão despreparados, que até as chuvas, um fenômeno tão natural e necessário, nos destrói.

    ResponderExcluir