domingo, 27 de outubro de 2019

"Quem se Humilha Será Exaltado".(Lc., 18,9-14


Antoni BigCuore Casagrande*

Local: São Paulo,SP.
Editado: 27.10.2019, domingo, às 09:24 horas

                      

                            EVANGELHO SEGUNDO LUCAS, 18, 9-14

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos.

 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.

13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo:

‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 _________________________________________________________
REFLEXÃO DE A.BIGCUORE:  Notamos pelo texto acima, duas situações bem distintas. A primeira a reação do fariseu hipócrita que se julga salvo, demonstrando muito orgulho pensando que, dessa forma, entrará no Reino de Deus.

Atitude meramente formal, pois o seu coração está, na verdade, bem longe de Deus. Sua atitude é totalmente falsa!
A do segundo sim, é que agrada a Deus!. O cobrador de impostos, que, na época, era visto como corrupto, demonstra uma atitude positiva, humilde, e que se reconhece PECADOR diante de Deus. Humilha-se perante Ele se converte, faz um sacrifício de confissão a Deus e, por isto, Lhe agrada muito.

A oração é o melhor caminho para se chegar a ter INTIMIDADE com Deus!. O cristão autêntico NÃO julga ninguém. Deixa tal tarefa para o próprio Deus. Ser humilde é reconhecer-se pecador e, buscar constantemente, a conversão e a santidade. Praticar a caridade é outra coisa de suma importância para os olhos de Deus. Paulo nos diz, em suas Epístolas, que “a caridade é o vínculo da perfeição”. Sem caridade ninguém se adentra ao paraíso!

Nos dias de hoje, quantos de nós também não tem uma atitude farisaica? Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra!
Todos somos pecadores, em maior ou menor grau.

Santo final de semana a todos os irmãos e irmãs em Cristo!
Que desça sobre você a sua família, o seu trabalho e seus amigos e parentes, a bênção do Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo,amém!

1ª. Leitura: Eclisiástico,3515-17.20-22; 2ª leitura: Timóteo 4,6-8.16.18. Salmo 34(33).
__________________________________________________________
(*)autor é Amigo do Bem, escritor e divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça e divulgue seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
___________________________________________________________


sábado, 19 de outubro de 2019

A Viúva e o Juiz Iníquo (Lc, 18, 1-8)

                                                                   


Antoni BigCuore Casagrande*
Data: 15/10/2016, sábado, às 14,59 horas
Editado: 19/10/2019
Local: São Paulo,SP.
------------------------------------------------------------------
            EVANGELHO SEGUNDO LUCAS - (Lc 18,1-8)
-------------------------------------------------------------------

Naquele tempo, Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo:

”Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’

Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me!’”

E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar?

Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

-------------------------------------------------------------------------------------------
REFLEXÃO DE A. BIGCUORE. O evangelho em tela, nos remete a um cenário onde os protagonistas são uma VIÚVA persistente e um JUIZ iníquo.

Diz o texto que a Viúva IMPORTUNOU tanto o juiz até que ele lhe fez justiça em seu pedido para se livrar dela.

O núcleo central da parábola é que Deus atende aos pedidos dos JUSTOS, mas no seu tempo e não no nosso.

Devemos PERSEVERAR na oração e nunca desistir de nossos objetivos. Não devemos desistir nos primeiros obstáculos que se nos oferecem a realidade da vida. Vivemos em um mundo egoísta, hedonista e individualista em que o ser humano busca a felicidade onde ela não está. Ela é feita de coisas simples; de pequenas renúncias e deve ser PARTILHADA para ser autêntica.
                      NINGUÉM PODE SER FELIZ SOZINHO!

A vida espiritual é um longo APRENDIZADO. Devemos ser perseverantes nas orações e, sobretudo, no estudo das Sagradas Escrituras.

Em carta a Timóteo II, capítulo três (3) versículo 14 a 16, diz: "Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendestes e creste. Sabes de que aprendeste. E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo."

"Toda ESCRITURA é INSPIRADA por Deus, útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda obra".(cf. Bíblia Ave Maria, página 1.523).

Deus SEMPRE fará Justiça a quem lhe pede. E a justiça de Deus é perfeita, porque Ele é um Deus rico em misericórdia e nos concede GRAÇAS e BÊNÇÃOS a seus filhos queridos.

Nós humanos queremos tudo para ontem. Temos pressa de tudo, sobretudo, ao pedirmos coisas materiais. Deus conhece toda as nossas necessidades. Apresentemo-las a Ele e lhe rendemos graças pelos benefícios que nos concede diariamente que é o DOM MAIOR DE NOSSAS VIDAS!
Deus nos concede as graças em seu tempo que é bem diferente do tempo dos homens. Antes de receber as graças, o orante DEVE já ir agradecendo como sendo real.
Santo e feliz domingo com as bênçãos de saúde, paz e muita alegria em seu coração!. Deus caminha com você. Confie!.
______________________________________________________
(*)autor é Amigo do Bem, Escritor, cantor e Evangelizador. Conheça seu BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável). Seu link poético e literário: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore



domingo, 13 de outubro de 2019

Cura e Ingratidão. (Lc. 17, 11-19)



Antoni BigCuore Casagrande*

Data orginal: 06.10.2016, editado em 13.10.2019.
Local: São Paulo,SP.,Brasil
___________________________________________________

                     EVANGELHO SEGUNDO LUCAS, 17, 11-19
___________________________________________________
"Caminhando para Jerusalém, aconteceu que Jesus passa entre a Samaria e a Galiléia. Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos foram ao encontro dele. Pararam de longe, e gritaram: "Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!".

Ao vê-los, Jesus disse: "Vão apresentar-se aos sacerdotes". Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram CURADOS. Ao perceber que estava curado, um deles, voltou para trás dando glória a Deus em volta alta. Jogou-se no chão, aos pés de Jesus, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.

Então Jesus lhe perguntou: "Não foram dez os curados? e os outros nove?, onde estão. Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?". E disse a ele: "LEVANTA-SE E VÁ. SUA FÉ O SALVOU".
( 1 )

____________________________________________________
REFLEXÃO DE A. BIGCUORE. Antes de quaisquer aprofundamentos do texto em epígrafe, convém ressaltar que os Judeus eram inimigos mortais dos Samaritanos.

Eles gritavam ao Mestre que tivessem COMPAIXÃO deles, pois estavam enfermos (eram leprosos e a lepra no tempo de Jesus era uma doença terrível pois a pessoa ficava isolada da multidão e quando estivesse em praça pública deveria gritar: impuro! impuro!). Eram dez pessoas ao todo nos diz o texto. Apenas um Samaritano.

Jesus CURA os dez e APENAS um volta para agradecer-lhe e este ainda era estrangeiro. Era samaritano! Pasmem!

Podemos aferir do texto que a INGRATIDÃO é um dos piores sentimentos que um ser humano pode demonstrar!. E nos dias de hoje, não é diferente, quantas pessoas são curadas por Deus, e nem sequer lembram de agradecê-Lo?!

O ponto chave do referido texto, é a ATITUDE DE GRATIDÃO E FÉ DO SAMARITANO que, com toda humildade, vem e agradece Jesus pela a sua cura!
O Mestre escandalizado e, demonstrando uma certa indignação, pergunta ao samaritano: Não foram dez os curados? Onde estão os outros nove?

O Samaritano demonstra uma fé madura e equilibrada!
Diga-se de passagem, a  fé é uma das principais virtudes segundo a doutrina cristã católica: FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE, são as principais virtudes teologais.

Sendo que Paulo coloca a caridade(Amor)como a principal delas.
A FÉ É DOM DE DEUS. Devemos pedi-la sempre a Ele, mormente nos momentos de nossas fraquezas e dificuldades. Senhor, eu CREIO, mas aumenta ainda mais a minha Fé!.

A fé é um processo, uma caminhada. Somente os corações disponíveis e humildes são capazes de progredir nessa caminhada. A propósito, a palavra HUMILDADE, vem do Latim, humilis, humus significa terra. Ou seja, a pessoa humilde é aquela que se nivela à terra. É evidente que é no sentido simbólico.
Ser Discípulo de Jesus implica em renúncias, sobretudo do próprio ego, das vaidades pessoais, dos sentimentos de prepotência e soberba; implica em assumir diariamente a sua cruz e O seguir.
Feliz e santo domingo a todos! Bênçãos de saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seus corações!


(*)autor é Amigo do Bem e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com e seu link filosófico e poético: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

( 1 ) Bíblia Paulinas, edição pastoral, página 1.338.

domingo, 6 de outubro de 2019

O Justo Vive Por Sua Fé. (Lc, 17, 5-10)

Antoni BigCuore Casagrande*

Data: 06/010/2019, domingo, às 09:57 horas
Local: SP.,Sp.,Brasil
___________________________________________________
                          Evangelho - Lucas 17,5-10
__________________________________________
_________
Aleluia, aleluia, aleluia.

A palavra do Senhor permanece para sempre; e esta é a palavra que vos foi anunciada (1Pd 1,25).
___________________________________________________
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
17 5Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta-nos a fé!"

6Disse o Senhor: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: ‘Arranca-te e transplanta-te no mar’, e ela vos obedecerá.
7Qual de vós, tendo um servo ocupado em lavrar ou em guardar o gado, quando voltar do campo lhe dirá: ‘Vem depressa sentar-te à mesa?”

8E não lhe dirá ao contrário: ‘Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto como e bebo, e depois disto comerás e beberás tu?’
9E se o servo tiver feito tudo o que lhe ordenara, porventura fica-lhe o senhor devendo alguma obrigação?

10Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos servos como quaisquer outros; fizemos o que devíamos fazer’".
Palavra da Salvação. ( 1 )
___________________________________________________

REFLEXÃO A. BIGCUORE. Se fossemos resumir numa palavra o Evangelho deste domingo, diríamos a palavra: FÉ.

Os apóstolos interrogam Jesus, pedindo-lhe para que lhes aumente a fé. Jesus então faz a comparação do grão de mostarda, que é uma das menores sementes existentes na natureza e, no entanto, depois que germina virá uma imensa árvore e dá os seus frutos.

Pelos frutos conhecereis a qualidade da árvore. Releva salientar que a Fé é DOM DE DEUS!. Devemos, como fizeram os Apóstolos, pedir a Deus que aumente a nossa fé, toda vez que nos sentirmos enfraquecidos, desanimados etc.

No mundo moderno, existem tantas tentações que desviam a nossa mente daquilo que é mais importante para a nossa salvação. O espírito do mal, inventa tantas coisas, tantos objetos, tantos bens que acabem por nos desviar do Foco que é a nossa salvação.

Vejam o caso do celular. Ele que é uma ferramenta em si boa, mas que se tornou um vício, como qualquer droga ilícita!!! Pasmem!!! Quantos jovens já morreram em todo mundo, por estarem focados no celular e de repente foram atropelados. Ou mesmo ao fazer uma selfie!!!

Inversão total dos valores!. Eu vejo nas missas, na hora da homilia do padre, as pessoas estão vendo mensagens nos celulares!!!

Já imaginou se as pessoas tivessem tanto apego à Palavra de Deus (lendo a bíblia), da mesma forma que  as têm ao celular? O mundo seria bem diferente certamente!

A semente da fé, tem de frutificar. Se a semente NÃO germinar, ela perde todo o seu sentido, a sua finalidade. A semente deve frutificar. A semente de nosso Batismo tem de germinar e nos impulsionar para a ação. Todo batizado tem a obrigação moral de evangelizar, de colaborar para a CONTINUIDADE DO REINO DE DEUS!

Meu Irmão e minha Irmã em Cristo, reveja seus conceitos, seus valores! Coteja-os com os valores do Evangelho para você sentir para que lado caminha o seu “barco espiritual”!!!
Como diz o profeta Habacuc, 1, 4: “ Quem não é correto vai morrer, mas o justo viverá por sua fé”. ( 2 )

___________________________________________________
(*) autor é Amigo do Bem e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com e seu link literário: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
(1) Site www.catolicoorante.com.br
(2) Liturgia diária, Paulus, mês outubro/19, página 33.

______________________________________
______________